10 razões para amar Buenos Aires

Quem nos conhece ou nos acompanha sabe: amamos tanto a capital argentina que, se pudéssemos, iríamos para lá mais vezes ainda do que o costume!

Na verdade, eu poderia escrever um livro contando o porquê de tanta paixão gratuita. Mas como ninguém teria paciência para ler, pensei muuuito e, com a ajuda da Peeps, consegui chegar a dez pontos que nos fazem amar mais essa cidade a cada nova visita.

E se você está pensando que essa é uma cidade "adulta", prepare-se para conhecer a nossa Buenos Aires querida! <3

1. Museo de Los Niños

Dentro do Shopping Abasto, em frente à Esquina Carlos Gardel, "mora" um verdadeiro paraíso para as crianças! Subir, descer, pular, brincar de pertencer a uma cidade pensada para pequenos e pequenas. Dá para trabalhar em banco, lanchonete, dentista, hospital, rádio, jornal... E, para os pequeninos, um espaço lindo e delicioso para explorar sons, texturas, engatinhar, caminhar e muito mais. O melhor de tudo: a entrada é muuuuito barata! Já fomos a esse parque temático diversas vezes, de quando Peeps tinha dez meses até esse ano, e nunca nos decepcionamos. Para um dia chuvoso, um descanso em meio a tantos passeios, um momento para que as crianças gastem energia e se divirtam muito. Clique aqui e visite o site!

2. Em cada esquina, um parque!

Tudo bem, estou exagerando... Mas essa é uma cidade com muitos parques e, em cada parque, tem sempre um (ou mais) parquinhos super bem cuidados. Os brinquedos agradam crianças de todas as idades, especialmente aquelas dadas a escalar coisas como a Peeps. Na Recoleta, no Retiro, em Palermo, Belgrano, La Boca, San Nicolas, Puerto Madero... É só caminhar pela cidade que encontrará um cantinho bem gostoso para que as crianças aproveitem a cidade como verdadeiros porteños.

3. O tour do ônibus amarelo

Sei que esse é um destino super conhecido pelos brasileiros, tanto pela proximidade quanto pelos valores atrativos. Masss... mesmo que você tenha ido 25765268 vezes, SUPER recomendamos uma bela e demorada volta no ônibus amarelo, o Buenos Aires Bus. É o clássico "hop on, hop off" - ou seja, você pode descer em pontos determinados e subir novamente após ter concluído o passeio pelos arredores. São duas linhas distintas que se encontram em pontos estratégicos. 

Recomendo o passeio logo nos primeiros dias da viagem. Assim, você consegue ter um panorama completo da parte turística da cidade e escolher os pontos que gostaria de explorar melhor!

Sempre escolhemos o ingresso de dois dias para termos mais tempo! Clique aqui para conhecer mais detalhes.

4. Restaurantes

Sim, também temos diversos restaurantes maravilhosos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Manaus... 

Temos que fazer a ressalva, aqui, de que a gastronomia local é SEMPRE uma atração à parte para nós, em quaisquer viagens que façamos. Saber que há uma enorme gama de possibilidades para se comer bem é uma vantagem que não ignoramos na escolha de nossas férias!

Se você quer uma experiência mais argentina e menos caça-turista, fuja dos restaurantes por quilo da região de Puerto Madero... Já tivemos algumas incursões nada interessantes, nem baratas, em casas que são voltadas para turistas. A cada nova visita, procuramos mais referências e o Trip Advisor é, de fato, um belo termômetro para se buscar opções próximas a onde você estiver. Destaco alguns lugares que podem ser mais explorados pela internet: 

 

El club de la milanesa (sucursal Recoleta)

La Panera Rosa

El palacio de la papa frita (a sucursal Barrio Norte é a mais "local")

Estilo Campo

Crizia

Downtown Matias (fomos na sucursal Recoleta)

Hard Rock Cafe

Las Cuartetas

Ah, sim! Tem praticamente uma sorveteria Freddo em cada esquina... Com preços muuuuitos diferentes dos praticados por aqui... Preciso dizer mais alguma coisa?

5. Mundo Cartoon Network

Escondidinha lá no terceiro piso do Recoleta Mall está uma área para crianças se acabarem de tanto brincar! Passeio perfeito para dias chuvosos ou fins de tarde, o Mundo CN funciona da mesma maneira que os Playland por aqui. Tem brinquedão com tirolesa, jogos eletrônicos, um carrossel pequenininho... Não é muito grande, mas entretém de forma bem eficaz as crianças! O lugar é bem iluminado, super limpinho e conservado, e os funcionários, bastante solícitos. 

 

6. Paseo de la historieta

Essa foi a grande novidade da viagem de janeiro! Uma caça aos personagens que se inicia pela icônica estátua de Matilda em San Telmo - na esquina de Defensa e Chile - e segue até Puerto Madero, onde se encontra o Museo del Humor. O museu em si não tem grandes atrativos para as crianças. Tem um espaço que passa continuamente curtas da Mafalda, muitos cartuns de diversos momentos históricos da Argentina, em sua maioria extreamente politizados. Eu, cartunista, amei! Peeps curtiu mais seguir a trilha em busca das estátuas de todos os personagens, dentre eles, nossos amados Gaturro e La Jirafa! <3

Reserve ao menos duas horas para essa busca super divertida! Clique aqui e conheça tudo sobre o Paseo. 

PS: Se você for fazer esse passeio em um domingo, aproveite e suba a Defensa para conhecer a pitoresca e lindíssima Feira de San Telmo. 

 

7. Parque de las ciencias

Foi num passeio no ônibus amarelo que descobrimos esse curioso e divertido parque infantil, localizado dentro do prédio do Polo Científico Tecnológico e em frente ao outlet Distrito Arcos, em Palermo. 

Nesse parque, DNA, neurônio, cromossomo e músculo viram brincadeira de criança! Escalando, pulando, descendo, girando e escorregando, as crianças aprendem mais sobre o funcionamento do próprio corpo. Inusitado, divertido e um excelente exemplo de ocupação do espaço público! Imperdível! Clique aqui para ver mais detalhes. 

8. Las librerías!!! <3

Além de muitos parquinhos e sorveterias Freddo (kkkkkk), as livrarias argentinas são deliciosas para se entrar, explorar e curtir sem pressa alguma. El Ateneo, na Avenida Santa Fé, é a mais famosa de todas. Enorme, com três andares, tem quase tudo o que você imaginar. Além dessa, recomendamos também uma visita tranquila a Palermo, especialmente na Libros del Pasaje,​ Mil Grullas e Ghandi

9. Ah, os museus...

Amantes da arte como nós têm diversos museus para passar um tempão apreciando as obras... O MALBA, em Palermo, é um destino certeiro para a nossa família!

Para quem quer um museu com outra temática, talvez mais esportiva, recomendo visitar o Estadio Monumental de Núñez, que pertence ao River Plate. Interativo, multimídia e divertidíssimo para boleiros de todas as idades! É uma alternativa ao passeio em La Bombonera, do rival Boca Juniors, em La Boca, mais conhecido e concorrido. (Particularmente, recomendo ir aos dois, são bem interessantes cada um à sua maneira!).

Agora, se você quer um museu no qual seus filhos vão se divertir loucamente do início ao fim, a escolha é o Museo Participativo de Ciencias "Prohibido No Tocar", na Recoleta, bem ao lado do cemitério. Como o próprio nome já denuncia, é um lugar para "ver com as mãos" e aprender muito sobre física numa linguagem acessível a crianças (e adultos) de todas as idades. Vale super a visita!  

10. Monumentos, prédios antigos, tudo ao alcance dos pés...

Sim, gostamos de andar MUITO em nossas viagens. E Buenos Aires é uma cidade que proporciona essa mobilidade fácil. Embora conte com ônibus, metrô e trem, andar é sempre nossa escolha para passeios descompromissados. Baseados na Recoleta, caminhamos até Palermo por grandes avenidas para chegar ao Jardín Botanico, ao MALBA, ao Microcentro, Casa Rosada, Plaza San Martín...

Cada uma dessas andanças nos proporcionou descobertas que, de carro, dificilmente teríamos notado. Parquinhos, restaurantes, um botequinho para comer aquela empanada inesquecível, o mercadinho de bairro que vende vinhos incríveis a preços mais incríveis ainda, o supermercado que vende um presunto maravilhoso para o lanchinho da tarde. Explorar, conhecer para não esquecer jamais... E sonhar com a hora de voltar! 

Inspirada no Jardín Japones...
Floralis Generica...
Buenos Aires Bus...
Parquinhos!!!
Na Plaza Armenia...
Parquinhos!!!
Parquinhos!!!
Parquinhos!!!
Parquinho!!!
Já pensou em subir num neurônio?
Girar com o DNA?
Libreria Gandhi...
En El Ateneo Grand Splendid...
Paseo de la historieta!
O caminho todo é assim...
La Jirafa! <3
Un helado de dulce de leche...
Caminito... Imperdível!
Pausa para foto...
La Casa Rosada
Arcor Center
Entrando no Museo de Los Niños
No "Prohibido no tocar"...
No "Prohibido no tocar"...
Mundo Cartoon Network
No MALBA...
No MALBA...
Hard Rock Cafe
Mundo Cartoon Network
Mundo Cartoon Network