Frozen: uma história linda (e refrescante!)

Começamos o ano com um programa de meninas: percorremos a pé as ruas vazias de Sampa do feriadão para assitir "Frozen, uma aventura congelante", o novo filme de princesas Disney que, teoricamente, estrearia amanhã. 

Encontramos uma sessão da tarde quase vazia, em 3D. E nossa experiência acabou contradizendo quase tudo o que havia lido sobre as crianças pequenas e a telona.

 

* Se a história é envolvente, não existe filme longo.

1h42min não foram suficientes para que minha pequena miniatura tirasse os olhos da telona. Nem vontade de ir ao banheiro, nem cochilo, nem siricotico na cadeira: só deslumbramento. A história da rainha Elsa e da princesa Anna encantou a pequena de tal forma que nunca pensei que fosse possível para alguém de apenas 2 anos e 9 meses. 

 

* As crianças se assustam com as cenas "impactantes", mas sobrevivem a elas. 

Como em todos os filmes Disney - melhor dizendo, como em todos os contos de fadas - as princesas e os heróis passam por maus bocados antes do happy ending. E as cenas são mais escuras, sombrias, por vezes com vilões e acontecimentos que poderiam causar o terror dos menorzinhos - ainda mais em stereo surround, no escuro e em 3D. 

Ao contrário do que eu previa, minha pequena que conversa com desenhos animados na tevê encontrou uma simples maneira de encarar o medo: tirou os óculos. Quando todos os conflitos se solucionaram, pediu para colocá-los de novo... Fácil, não?

 

* Sim, eles compreendem o enredo. E não temem perguntar o que não entenderam. 

"De onde saiu esse moço?", "O tempo passou e elas cresceram, é isso?", e outras perguntas que não são publicáveis (não quero precisar de um spoiler alert). Assim minha pequena passou alguns momentos do filme. 

Sempre me incomodei com pessoas que tendiam a explicar detalhadamente toda e cada cena aos filhos pequenos, e ficava me questionando se isso realmente era necessário... Por nossa experiência de ontem, sinceramente... Não. É "cansar" uma experiência que tem tudo para ser leve. 

 

* Sim, as criancinhas aguentam até o fim do filme sem ir ao banheiro.

Levar imediatamente antes e depois ajuda a não ter que sair no meio do filme por um xixi inesperado e incontrolável. Bom, o fato da minha pequena não gostar de refrigerantes e beber apenas um pouco de água ajudou também... Fica a dica!!!

 

 

Agora, ao que interessa!!!
Faz alguns anos que não resenho nenhum filme, e tenho muito medo de ser uma tremenda spoiler... Então, pra não perder a cara do Fashion Tips, resolvi elencar 10 razões pelas quais você precisa assistir Frozen agora!!!

 

1. A narrativa é linda e bem amarrada. Como todas as histórias de princesas Disney, essa também é livremente inspirada em um conto de fadas clássico - "A rainha do gelo" (ou "A rainha da neve", a depender da tradução), de Hans Christian Andersen. Quase nada foi preservado do conto original. Ainda assim, vale a visita ao cinema.

 

2. As princesas deses filme não são estereotipadas. A personagem principal, Elsa, não é nem totalmente piedosa e nem completamente má, e não depende de um príncipe o tempo todo. 

 

3. É, sem dúvida, um musical. E podem me chamar de brega, mas eu AMO musicais!!! E, de fato, a música tornou a história ainda mais atraente para a pequena.

 

4. Não dispensa os personagens atrapalhados e divertidos, como a rena Sven e o boneco de neve Olaf. A Peeps queria levar os dois pra casa!!!

 

5. Os efeitos 3D não são exagerados... Não "cansam". 

 

6. Nesse calorão, sentar numa sala com ar condicionado e ver muita neve é, de fato, refrescante (rsssssss)...

 

7. Como o filme tem muita ação, é uma excelente oportunidade para iniciar os pequeninos em películas mais longas.

 

8. O filme de abertura é um clássico do Mickey Mouse, com uma atualização muito divertida!!! Risadas garantidas até para os mais mal humorados!!!

 

9. Momento clichê meloso: começar o ano com uma história de amor belíssima sempre é motivo para um cinema!

 

10. Minha pequena é bem pequena e não para de falar sobre o filme e seus detalhes... O crivo das crianças é sempre mais "pesado", e só ouvi elogios de todas as presentes. 

 

Deixo vocês com o trailer para mais água na boca... Mas fiquem tranquilos, não entrega nada do filme!!! :)

Ah, sim! E feliz ano novo para todos!!!

 

por Clau Nicolau - 2 de janeiro de 2014