Fashionista no dia-a-dia: isso existe???

 

Começo o post respondendo à pergunta que não quer se calar: SIM, isso existe!!! Talvez não como muitos imaginem, mas existe... Afinal, na correria cotidiana, chic é ter estilo próprio. Em minha opinião, as crianças mais fashionistas são aquelas que constantemente estão bem vestidas, mas com peças adequadas ao propósito e, principalmente, à idade que têm. 

Resolvi organizar algumas perguntas que chegam até mim, e que ainda não havia respondido em textos anteriores. As respostas externam minha mais sincera opinião, e outros pontos de vista são bem-vindos e aceitos. 

 

* Ser fashion é estar sempre engomadinha, como que saída de um editorial de moda infantil francês?

 

Muitas pessoas me perguntam: "se você escreve sobre moda, sua filha deve ser sempre impecável!!!"...

Só que não...

Já entramos em loja da Swarovski com cabelos e unhas empastelados de tinta verde. Já passeamos pelo shopping com a blusa de tricô recém-manchada de suco de laranja. Já saímos de parque com areia até na alma. Já tivemos que jogar bodies fora porque... bem, porque acidentes acontecem.

Criança saudável brinca, pula, se suja. Ainda mais se for pequena e do agito, como a minha (com 3 anos e 1 mês). Se o propósito é brincar, se movimentar, interagir com outras crianças, ser autônoma para comer... Sujar-se é praticamente inevitável (e até desejável, em minha modesta opinião). Sim, é possível manter o estilo mesmo com um bigodinho de leite ou areia nos cabelos. A felicidade da criança, na verdade, é 99,9% do sucesso do look. Afinal, o que chama mais a atenção: um bibelô de gravatinha ou vestido armado com tristeza no olhar, ou o shortinho, o vestidinho, a camiseta e o sorriso transbordando por todos os lados dos meninos e meninas?...

 

* Para a menina ficar arrumadinha todos os dias, preciso incluir milhares de detalhezinhos na produção?

 

O negócio é que ser fashionista não significa usar mil e um acessórios e frufrus. Ser fashionista é uma questão de atitude, de saber usar o que cai bem para você - e o que combina com cada ocasião! Nem sempre é o momento certo para aquele vestidinho, aquele sapato de couro, aquele casaco com detalhezinhos e florzinhas...

Já vi mães brigando com meninas em parque de diversão por estragarem tiaras, sujarem sapatos (!)... Eu mesma já fui vítima do "over-accessorized". Perdemos uma pulseirinha linda num parque temático em Buenos Aires, sem ao menos percebermos. 

Crianças se movimentam muito mais do que os adultos, e de maneiras que nem lembrávamos que eram possíveis.

É bonitinho?

Sem dúvida.

As meninas adoram andar com mil e um penduricalhos?

Mais do que tudo nessa vida.

However... Faz parte da nossa tarefa de mãe, também, mostrar que não dá para usar "tudo-ao-mesmo-tempo-agora". 

 

** Adendo tão importante que está até em outra cor: lembrem-se de que estamos falando de produções para o dia-a-dia, ou seja, escola, parque, casa de amigos, praia, zoológico, pracinha... Eventos especiais pedem looks mais elaborados, e nesse momento vale tudo!!! :D **

 

* Comprei um conjuntinho bapho, mas quando vesti na minha filha, quis morrer de desgosto!!! Roupa para criança pequena também tem diferença de caimento?

 

Outro ponto a se lembrar, sempre, sempre, sempre, depois que sua pequena diva crescer um pouquinho e tiver mais ou menos dois anos: todas as vezes em que isso for possível, não compre roupas sem experimentar antes na criança. Não é tudo o que cai bem no nosso corpo, certo? Acredite: nas meninas, também não! Há roupas LINDAS que podem ficar largas demais, apertadas demais, desajeitadas demais... ainda que seja o tamanho certo, em tese. E, por vezes, reformar a roupa sai mais caro do que o valor pago... É sempre bom ter certeza de que a peça tem o caimento certo, principalmente no caso de calças jeans.

 

 

Ainda havia outra pergunta mais recorrente: e quando elas/eles só querem andar fantasiados? Tudo bem ir ao shopping, ao restaurante, à escola, à casa da sogra e dos amigos de Homem Aranha ou Cinderela?

Essa pergunta tem um tanto da jornalista de moda e outro tanto da pedagoga que precisam responder... Então, será assunto para um outro post, em breve!

 

E para finalizar... Alguns exemplos de looks clean, para o todo-dia, mas com estilo transbordando. Apenas incluí na galeria outfits que geraram comentários de pessoas aleatórias na rua (nosso melhor termômetro!)...

 

por Clau Nicolau - 20 de abril de 2014

 

Conforto e estilo...
Conforto e estilo...

"Born to wear diamonds"!!! Camiseta e short de moletom para brincar à vontade no parque. Camiseta Nosh, short Gap, papete de neoprene Nike.

Ah, o charme...
Ah, o charme...

Dá para ser diva no calorão, mesmo depois de ter andado quilômetros junto com a mãe maluquinha - e sem carrinho!!! Camiseta Grisino, bermuda Oshkosh (brechó) e Mini Melissa Campana.

Rodando na praia!!!
Rodando na praia!!!

Nada melhor do que algo chic e descolado para curtir a areia! O vestido Puket de lycra e bolinhas foi a escolha perfeita para a ocasião. Óculos Barbie para Chilli Beans.

Conforto e estilo...
Conforto e estilo...

"Born to wear diamonds"!!! Camiseta e short de moletom para brincar à vontade no parque. Camiseta Nosh, short Gap, papete de neoprene Nike.

1/9