Montevideo: 6 programas para fazer com as crianças

Hoje nosso blog vai te levar para outro país vizinho: o charmoso Uruguai! Para quem curte o frio, esse é um destino delicioso para as férias de inverno. Em duas visitas - a última delas em julho passado - pudemos explorar um pouquinho a cidade e perceber que sim, há muito o que fazer com crianças nessa cidade tão linda e aconchegante.  Escolhemos sete dos nossos passeios favoritos. Vem com a gente!

1. Parque Rodó

Um parque de 43 hectares com muito verde, uma fonte linda e azulejada que é uma verdadeira obra de arte, pedalinhos... Seja para passar a tarde, fazer um piquenique, ou mesmo deixar a criançada correr, esse sem dúvida é um espaço delicioso. Ao caminhar pelas Ramblas (a avenida da praia), vale super a pena passar um tempo explorando todos os encantos escondidos por esse parque. E, em minha modesta opinião, o mais bacana desse passeio é a segurança. As crianças podem correr soltas, sem medo, pois o espaço é super vigiado. Clique aqui para saber mais!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Rincón de los Niños

Bem ao lado do Parque Rodó, "mora" um parquinho que é um bocado nostálgico. ​Pista com carrinhos de corrida, carrossel, xícaras, motocas, bate-bate, barquinhos... Tudo isso e muito mais, com aquela carinha de diversão de antigamente. Sei que você pode pensar que as crianças de hoje são muito tecnológicas e não se interessarão por brinquedos tão "anos 80"...  Posso garantir: o que mais se ouve nesse lugar são muitas risadas de alegria! Apesar de rústico, é super bem cuidado. E o melhor de tudo é que é MEGA barato, de verdade. Clique aqui para ver o endereço no Google Maps!

3. **UPDATE** Esse lugar LINDO fechou suas portas em 2018, infelizmente... Deixamos a recordação de momentos deliciosos que passamos por lá. 

 

La Ciudad de los Chicos

Choveu? Acha que o vento está muito gelado e quer um lugar coberto para se abrigar por um tempo? Dentro do Montevideo Shopping, há um lugar super especial, planejado para que as crianças vivenciem o cotidiano de uma cidade feita especialmente para elas! A proposta é parecida com a do Kidzania, mas com um valor de entrada muito mais convidativo (equivale a cerca de 30 reais para crianças e 15 reais para adultos num período de 4 horas de brincadeira). As crianças podem brincar de ser bombeiros, fazer artesanatos, trabalhar ou comprar num supermercado, ser médicos e andar de ambulância, ser policiais, entre outras atividades muito divertidas. O espaço é planejado para crianças a partir de três anos, mas há espaço destinado para pequenininhos a partir de um ano. O show de encerramento, que conta com a participação de todas as crianças presentes, é uma atração simples e emocionante ao mesmo tempo! Clique aqui e conheça mais detalhes no site oficial.

4. Bodega Bouza

Passeios em vinícolas são, sem dúvida, pensados para agradar ao público adulto. Afinal, crianças não bebem vinhos, tampouco se interessam por como funciona a produção dessa bebida... Mas essa bodega, em especial, tem atrações também para as crianças. Trata-se de uma fazenda espaçosa, com grande espaço para correr e explorar. Além disso, observar as plantações de uvas pode ser uma parte muito interessante​ do passeio, especialmente para nossas crianças urbanas que não têm muitas oportunidades de ver "in loco" de onde vêm as frutas que consomem! Há, ainda, uma coleção de carros antigos que atrai crianças de todas as idades. Recomendo a visita guiada com degustação e almoço. A comida é excelente e agrada também o paladar dos pequenos. Clique aqui para conhecer a história da bodega e, se desejar, reservar sua visita.

 

 

5. Teatro Solis

Pense num teatro lindíssimo, inaugurado em 1856, com arquitetura interna e externa clássicas e decoração impecável. Agora, pense numa visita guiada (com opção em português) super divertida, com jogos e intervenções teatrais. É tudo isso e muito mais que o Teatro Solis pode oferecer! Dê uma volta pelo Mercado Municipal, caminhe até o Centro, passe pela Puerta de la Ciudadela e não deixem de conhecer o Solis por dentro. Fique de olho: em julho, normalmente há peças infantis em cartaz por conta das férias de inverno. Em 2016, assistimos a um musical muito bonitinho, intitulado "Felipe", sobre um espantalho e sua relação com os pássaros. Clique aqui e veja tudo sobre esse espaço!

6. Livraria Más Puro Verso

Seguindo pelo Centro, bem pertinho do Solís, chegamos a uma livraria enorme, com vitrais e lustres do início do século XX, música ambiente agradável e uma bela seleção de livros para todas as idades e gostos. Aliás, a seção infantil é muito atrativa e tem livros em diversos idiomas - uma bela oportunidade para as crianças escolherem livros bacanas para aprender também um pouquinho de espanhol! No piso superior, há uma cafeteria elegante, com um bolo de chocolate inesquecível... Vale como um passeio cultural diferente e como uma maneira de fugir um pouquinho do frio! Clique aqui para conhecer mais sobre o acervo, programação cultural e cozinha. 

** BÔNUS **

Sempre recomendo explorar as cidades, porque é exatamente assim que descobrimos todas as dicas que compartilho por aqui. Há uma banca com brinquedos de madeira tradicionais bem em frente ao mercado municipal que é linda e as crianças ficam enlouquecidas! No caminho entre o Mercado e a Puerta de la Ciudadela, há uma pequena praça com um parquinho infantil super bem cuidado com balanço e gira-gira. Para os amantes da bola, conhecer o Estadio Centenario é um passeio imperdível, especialmente por conta do museu super interessante que lá está. Há restaurantes deliciosos, espaço com brinquedos eletrônicos no Punta Carretas Shopping, um letreiro com o nome da cidade para tirar fotos, um visual maravilhoso. Aos domingos, a Feria de Tristan Navaja é uma atração interessantíssima, com quadras e mais quadras repletas de antiguidades, artesanato, culinária local e muito a conhecer... Ande, ande muito! A cidade é limpa, segura e movimentada na medida certa.