Operação Férias: diversão em casa (parte 1)

 

 

Estamos de volta!!!

Depois de diversos posts sobre passeios divertidos para fazer com as crianças nesse mês de julho, resolvemos pensar um pouco nas crianças que acabam ficando em casa. E isso se torna uma necessidade, às vezes, por diversos motivos: mau tempo; falta de ânimo de encarar um trânsito alucinado; uma gripe chatinha (ah, essas variações de temperatura e vírus all around)... A lista pode ser infinita...

 

Estendemos, assim, nossa Operação Férias para muitas atividades infantis que deixarão a estadia em casa com a cara, a cor e o cheirinho delicioso das férias!!! Obviamente, seguiremos a mesma fórmula dos passeios: apenas serão postadas atividades testadas e aprovadas pela nossa equipe!! ;)

 

Ressalva importante #1: Temos plena consciência de que nada que postaremos aqui é 100% inédito... Mas pode ajudar a "iluminar" com ideias que, por um desses acasos da vida, tenha ficado esquecida! ;)

 

Ressalva importante #2: Sim, continuaremos a postar dicas de passeios, tanto aqui como na página do Face! É só aguardar!!!

 

Então, começaremos nossas dicas de hoje atirando um raio gourmetizador na brincadeira de cozinha!!!!!!!!!! 

 

* Fazer biscoitos!!!

 

E então você lê e me diz... "Jura?... Cadê a novidade?..."

Eu avisei que não tinha!!! 

Brincadeira, gente! Coloquei como dica inicial porque cozinhar juntas é algo que Peeps e eu mais apreciamos fazer. Biscoitos caseiros são super saudáveis - porque você selecionou os ingredientes que irão na receita! - e se assemelham muito a uma brincadeira com massinha, mas tem a vantagem de que dá para saborear as criações depois!!! :)

 

A primeira dica é deixar tudo organizado antes de chamar as crianças para a bagunça na cozinha. Sim, é muito mais fácil administrar a MEGA vontade de sair colocando tudo dentro da tigela... Além disso, é uma delícia quando já encontram as coisas separadinhas, como num programa de culinária...

Dá para fazer os biscoitos em forma de bolinhas ou cortar com cortadores divertidos, para tornar a brincadeira ainda mais atraente. Nós AMAMOS fazer biscoitos; por isso, temos uma verdadeira coleção de acessórios para cortar, decorar, etc, etc... Se você não tiver nada disso, não há problemas! Se tiver cortadores de massinha (como as de Play Doh ou SuperMassa, por exemplo), lave bem, esterilize e mande bala!!! ;) Usar as bocas de xícaras e copos também pode ser uma opção interessante. 

 

O mais importante de tudo... Tcharam... Uma receita simples, que dispensa o uso de batedeiras e afins, e pode ser misturada com as mãos!!! Quer coisa mais gostosa para a criançada??? A que usamos é uma das milhares de possibilidades de combinações de ingredientes. Mas é super básica, o que garante que sempre teremos em nossa despensa. 

 

 

RECEITA DE BISCOITOS DA EQUIPE DO PEEPS' FASHION TIPS

 

Ingredientes: 

3 xícaras de farinha de trigo

1 tablete (200 g) de manteiga 

1 ovo

1 xícara de açúcar (usamos o de confeiteiro para misturar mais fácil e ficar "menos doce"; pode usar o mascavo)

1 colher de sobremesa de essência de baunilha

 

* Opcional: raspas de limão siciliano ou laranja

 

Modo de preparo (a maior dificuldade de todas): coloque os ingredientes na tigela e misture com as mãos, até todos os ingredientes ficarem lindamente incorporados! Certeza absoluta de que as crianças curtirão essa etapa...

Para facilitar a modelagem dos biscoitos, é interessante acondicionar a massa num papel filme (ou num daqueles saquinhos próprios para congelamento) e levá-la à geladeira por pelo menos 30 minutos. Parece uma loooonga espera, mas é o suficiente para que todos lavem as mãos, os utensílios usados até aqui, e organizar o espaço (mesa, bancada, etc) para a próxima etapa. 

 

Para a modelagem: enfarinhe bem a superfície na qual a massa será aberta. Sim, vai farinha para todos os lados (eu ouvi "desespero"???)... BRINCADEIRA!!! A farinha "gruda" na massa e a maior parte será aproveitada. ;)

Enfarinhe, também, um rolo de abrir massa e coloque as crianças para trabalhar!!
A quantidade de rolos X crianças não é a mesma?... SEM PROBLEMAS!! Corte pedacinhos da massa com um cortador de pizza (ou a olho, mesmo) e entregue um a cada pequeno ou pequena, para que trabalhe com as próprias mãos, formando bolinhas e dando "tapinhas" até afinar.

A massa não precisa ficar finamente fina -- mesmo porque, quanto mais fininha, mais complexo o trabalho de levar os biscoitos cortados à assadeira sem danificar seus formatos. Depois de abrir, é só cortar e se divertir!!! As crianças podem decorar antes ou depois de colocar no forno. Para o "antes", pode-se usar açúcar cristal colorido (daqueles para máquina de algodão doce) e gotas de chocolate. ;)

 

Preparando a assadeira: quando as crianças começarem a modelar os biscoitinhos, já acenda o forno (entre 200º - 230ºC, de acordo com a potência de seu forno). Em vez de untar com óleo ou manteiga, o pulo do gato para os biscoitos saírem do forno tão lindos quanto entraram é usar papel manteiga!!! Eles saem facilmente com uma espátula - sem contar a facilidade de limpar a assadeira depois! ;)

 

Quem quiser decorar depois... Nada que uma receita de glacê, corante colorido e bicos de confeiteiro não resolvam!!! A Peeps sempre pede para fazer decorações, mas nunca aguenta: sempre acaba comendo todos antes!!!! XD

 

Esse post saiu muitooooo mais gigantesco do que eu previa... por isso, continuo as dicas em outro post, a ser lançado amanhã. 

Mas esta dica já é suficiente para entreter nossos pequenos e pequenas por um booooooom tempo - e já garantimos um lanchinho para a tarde, ou para saborear assistindo a um belo filminho na televisão!

 

Continue conosco, estamos amando a companhia!! <3

 

por Clau Nicolau - 15 de julho de 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colocando os ingredientes...

Colocando os ingredientes...

... deixar tudo previamente separado facilita muitoooo!!! A fantasia de "chef" dá um charme a mais à brincadeira! ;)

Colocar a manteiga...

Colocar a manteiga...

... em cubinhos facilita bastante na hora de incorporar aos demais ingredientes!

O ponto da massa...

O ponto da massa...

... desprende totalmente da tigela.

Na hora de cortar, mais organização!

Na hora de cortar, mais organização!

Todas as opções à mão!

Abrindo a massa...

Abrindo a massa...

... reparem na compenetração... As crianças podem (e devem) fazer tudo sozinhas! ;)

Com os cortadores...

Com os cortadores...

... formas divertidas vão tomando conta das assadeiras.

Biscoito pronto para assar!!!

Biscoito pronto para assar!!!

Das mãos das crianças às assadeiras! O único momento em que o adulto é protagonista: levar ao forno e tirar. Retire quando estiverem douradinhos!

Dá para sentir o aroma?...

Dá para sentir o aroma?...

DICA: tire os biscoitos da assadeira quente assim que estiverem prontos, com a ajuda de uma espátula! Coloque em uma grade própria ou refratário! Se ficarem na assadeira, continuam a assar (e podem se queimar).

Depois, é só degustar!!! <3

Depois, é só degustar!!! <3

A parte doce do lanchinho da tarde, o leite com biscoitos da noite, levar para piquenique, café da manhã... As possibilidades são infinitas! ;)