Operação Férias 4: explorando o Mercado Municipal de São Paulo (e 25 de março)

Sim, o centro da cidade é caótico. Tem gente pra todos os lados, multidões, correria.

Mas tem também poesia. Cores, sabores, aromas (ainda que nem todos sejam agradáveis), sons (idem)...

Sou super favorável a experiências intensas para que as crianças vivenciem a vida como ela é. E, mãe de uma paulistaninha como a minha pequena Peeps, sinto que é quase uma obrigação levá-la a todos os cantos da terra louca e apaixonante onde ela nasceu!

Aproveitamos as férias para, literalmente, desbravar a região central como nunca havíamos feito antes. Com olhos de turistas, desprovidos de pré-conceitos, da mesma forma que nos jogaríamos em qualquer outro destino do mundo. Contrariando ao máximo o "santo de casa não faz milagre"... Especialmente porque esse primeiro dia foi muito especial!!!

Nossa fashion tip de hoje é uma visita ao famosíssimo Mercadão, o Mercado Municipal de São Paulo, localizado na Rua da Cantareira. O acesso é super fácil e, como queríamos dar umas bandas pela região da 25 de março, descemos do metrô na estação São Bento e descemos a pé até lá.

Você pode perguntar... "Qual a graça de um passeio desses para uma criança pequena?"

Eu respondo: TODA!!!

Indo em um horário mais alternativo, você consegue uma atenção do pessoal das bancas de frutas que nunca teria numa feira qualquer. E digo mais: essa é uma excelente oportunidade para os pequenos e pequenas experimentarem as frutas!!! Sejam as frutas triviais, para quem ainda não aceita muitos sabores; sejam frutas mais exóticas ou menos convencionais...

Peeps, literalmente, fez a festa numa barraca, experimentando atemoia, phisalis, rambutan, kiwi amarelo, tâmara fresca; e degustando outras que já faziam parte de seu repertório, como caqui, nectarina, cereja, morango, framboesa, mexerica...

Ficamos hipnotizadas pelas cores, pelos sabores, pelas texturas, pelos aromas... E passamos bem uma hora entre experimentar, conversar com o vendedor do local e - por motivos óbvios - escolher as que levaríamos para casa hoje. Além disso, em casa, rendeu uma boa conversa sobre quais frutas ela poderia levar para a escola e diversificar sua lancheira.

Por conta de nossa experiência, imaginei que este seria o cenário ideal para estimular os pequenos mais resistentes a conhecerem frutas. Na banca em que fomos, os vendedores são muito solícitos, não invasivos (não ficam empurrando mercadorias, o que me tira do sério!) e dão a maior atenção às crianças. Foi algo inesperado, delicioso e super saudável!

Acabamos almoçando por lá mesmo, e é bom ter em mente de que, apesar de serem os carros-chefe, há muito mais para comer do que os colossais sanduíches de mortadela e os pastéis de bacalhau! Peeps, por exemplo, se fartou de caldinho de feijão e suco de melancia! Os banheiros são grandes e relativamente limpos (mas ok, considerando o grande fluxo de pessoas que passam por lá). Vi que há fraldário, mas não fui até lá porque minha pequena já não é mais baby.

O passeio continuou pela região da 25 de março, cuidando para transitar o mínimo possível pelas partes mais abarrotadas de gente. Descobrimos hoje uma loja liiiinda de artigos para cozinha, a Doural. EN-LOU-QUE-CE-MOS!!!!! Voltamos para casa com mais acessórios para fazer biscoitos (nossa paixão compartilhada!! <3) e menos dilminhas no bolso (#todospedemdoissaláriosemmêsdeférias)...

Cabe frisar que esse é um passeio para quem gosta de caminhar, não se importa em andar de metrô e, em alguns momentos, encontrar um mar de gente. Paciência, olhos de turista e espírito desbravador: com esse tripé em mente, garantimos um passeio inusitado e muito agradável!!!

PS: Há algumas lojas na Ladeira Porto Geral especializadas em fantasias, artigos de ballet e crianças, que fazem a festa da garotada que curte se vestir do personagem preferido por um preço muito atrativo! Peeps voltou para casa com as tranças da Anna e fez sucesso entre as crianças que transitavam pela estação Sé!!! XP

Na galeria, alguns dos melhores momentos do nosso passeio de hoje à tarde!

por Clau Nicolau - 6 de julho de 2015

À espera do metrô...

... ansiedade a mil pelo passeio!!! <3 Vestido Zara; meia calça térmica Wedze (compramos na Decathlon); blusa Bébé Sucré e sapatilha Ballet Mel Dreamed by Melissa.

Pose no Mercadão!!!

Fashionista em qualquer ocasião!

Curiosa com a atemoia...

... tanto que quis experimentar na mesma hora! Segundo a Peeps, é bem docinha, tem gosto de leite condensado... Vai para a lista da lancheira!

Rambutan e phisalia...

... mais curiosidade! Dessa vez, o próprio vendedor deu milhares de amostras para nossa pequena gourmet... Ou seria glutona?...

Manda uma phisalia!!!

Aprovadíssima!!! <3

Agora, uma ameixinha...

... programa feliz, não tinha! Chama a Bela Gil, que a lancheira da Peeps vai ser mais natureba que a da filha dela!!! XD

Kiwi amarelo...

... o mais docinho EVER! Até eu curti!

A vista do andar de cima...

... é a minha favorita. A dela também, a partir de agora!

Pouco movimento...

... com restaurantes lotados no andar em que estávamos. Mas deu para encarar!

Na loja dos sonhos...

... um batedor gigante e colorido!! O sonho da pequena confeiteira!!! <3 Buddy Valastro que se cuide... ;)