Operação Férias 7: Museu do Futebol

 

Feriadão de sol, ventinho meio frio, todo mundo fora de casa... Nós também precisávamos colocar os pezinhos na rua! Afinal, encarar São Paulo com olhos de turista pressupõe deixar a preguiça de lado e pensar: o que de diferente poderíamos fazer hoje?...

 

Nossas viagens sempre incluem algum passeio esportivo. Visita a estádios de futebol, jogos de basquete, corridas... Somos nerds assumidos, mas atípicos: amamos esportes! Por esse motivo, resolvemos dar uma chance ao Museu do Futebol, tão pertinho de casa que pudemos descer a pé até lá. 

 

Dica pré-museu #1: Se puder, não vá de carro. Use transporte público ou táxi. Se precisar MESMO ir de carro, já leve seu talão de zona azul. Infelizmente, como em todos os espaços bacanas da cidade, há uma multidão de flanelinhas prontos para te empurrar as folhinhas mais superfaturadas da história da humanidade... 

 

Dica pré-museu #2: Dá para conciliar a visita ao museu com um passeio pela Feira do Pacaembu, famosa pelos deliciosos e imensos pastéis, garapas e águas de coco DE VERDADE, daquelas de dentro do coco geladinho. Hoje também descobrimos as coxinhas do Pastel da Maria... Ai, ai, ai... Um dia só não tem problema! ;)

 

Depois de uma bela corrida pelos gramados da praça, entramos no Museu! Foram duas horas de visita pelos três pavimentos. Como já aconteceu no Museu da Língua Portuguesa (ainda não leu esse post? Clica aqui!!!), algumas partes eram mais atrativas para as crianças maiores, que já sabem ler e/ou que já entendem um pouquinho mais de futebol. Em contrapartida, há vários espaços que vão agradar aos pequenos também - e que fizeram a pequena Peeps se esbaldar de alegria!

 

Logo na entrada, reproduções de objetos colecionáveis. Sim, álbuns de figurinhas antigos, brinquedos, flâmulas... Dá para perder um bom tempo ali, com uma coisa mais interessante do que a outra! Peeps logo encontrou um conjunto de boliche de seu time do coração... Pulinhos e gritinhos de alegria!

 

A instalação de vídeo Pé na Bola é um show!!! Não serei spoiler, mas já adianto que pai, mãe e criancinha ficaram encantados, e já temos uma pequena empolgadíssima para imitar! ;)

 

Narrações de gols de várias épocas diferentes! O espaço Rádio fez o maior sucesso, com locutores famosíssimos e momentos emocionantes. O melhor de tudo é que ninguém acha estranho se a criança grita "GOOOOL" junto!!! (Imaginem se minha pequena drama queen iria perder essa oportunidade...)

 

O pessoal do Educativo do Museu está preparado para receber crianças. Havia duas intervenções interessantes para os pequenos: a montagem de quebra-cabeças gigantes no segundo pavimento (Números e Curiosidades) e uma caixa sensorial no primeiro pavimento (Origens). As crianças - pequenas e crescidas - estavam concorrendo para ver quem brincava mais!

 

Exaltação é um ponto imperdível do passeio. Se você nunca levou seu filho ou filha num estádio de futebol, essa é uma excelente oportunidade para se ter uma noção da vibe de uma arquibancada. Vale esperar até surgir sua torcida predileta; a Peeps brincou, pulou e gritou como se seu time estivesse em campo! 

 

Dá para jogar futebol de verdade!!! E esse foi, sem sombra de dúvidas, o ponto alto do passeio!!! Já pensou em um lugar para chutar a bola e fazer gols num campo de futebol virtual, interativo e projetado no chão? Há dois campos desses - um bem próximo às escadas rolantes, e outro atrás da escada. Dica: o de trás da escada é bem menos concorrido. Peeps jogou nos dois, mas pôde permanecer nesse mais escondidinho por muito mais tempo. Além disso, o já famoso Chute ao Gol, onde qualquer pessoa bate um pênalti e conhece a velocidade de seu chute! Você pode aproveitar para tirar uma foto com a família inteira, que ficará disponibilizada no próprio site do Museu. 

 

Sei que algumas pessoas podem perguntar...

MAS ESSE NÃO É UM PASSEIO PARA MENINOS?...

 

Well...

Sou da opinião de que esporte é para todos, independente de gênero. Futebol é, sim, interessante para meninos e meninas!!! Inclusive, em todo o espaço do Museu há referências ao futebol feminino, e este é o grande protagonista em praticamente todas as seções. Girl power rules!!!

 

Sejam seus filhos meninos ou meninas, esse é um passeio delicioso, educativo e que incentiva todo mundo a se mexer. Peeps saiu morrendo de vontade de chutar todas as bolas de futebol do universo (assunto para um post futuro!!! XD) e eu, disposta a voltar para a academia - se não, como acompanhar o pique?...

O único ponto negativo é que não podemos tirar fotos com flash! Então, peço desculpas pela falta de fotos de todos os pontos, alguns eram escuros demais!!! :/

 

Selo Peeps' Fashion Tips de "vale a visita"!!!

Continue acompanhando nossos posts, mais dicas aguardam a vez de entrar em nossa Operação Férias!!! :D

 

SERVIÇO: o Museu do Futebol fica no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), na Praça Charles Miller. 

Funciona de terça a domingo, das 9 às 17 horas, com permanência permitida até as 18 horas.

Não abre às segundas e em dias de jogos no Pacaembu.

Os ingressos custam R$ 6; pagam meia entrada estudantes e idosos (acima de 60 anos) mediante comprovação.

A entrada é gratuita para crianças até 7 anos, professores da rede pública (com holerite impresso e atual) e deficientes. 

Aos sábados, a entrada é franca para todos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

por Clau Nicolau - 9 de julho de 2015

 

O Pacaembu e a fashionista!!! <3

O Pacaembu e a fashionista!!! <3

Seguindo o tema do passeio, camiseta Nike e chuteiras Adidas; casaquinho Nosh e calça Papillon. Ah, e o charme... esse é da Peeps, mesmo! <3

Ingresso na mão...

Ingresso na mão...

... e muita ansiedade! Adorando esses museus em que ela não paga ingresso!

Girl power!!!

Girl power!!!

O futebol feminino é protagonista em todos os espaços do museu.

Quadros antigos...

Quadros antigos...

... contam um pouco do contexto histórico do surgimento e popularização do esporte em "Origens".

Coisa de menino?...

Coisa de menino?...

Que nada! Procurem a data da primeira partida de futebol feminino...

A Peeps descobriu o que tem dentro!

A Peeps descobriu o que tem dentro!

Para você saber, só visitando também!!!

Copas do Mundo

Copas do Mundo

Esse é um dos meus espaços favoritos, mas não ganhou muito a atenção dela, não... Oito totens com acontecimentos históricos em cada ano das copas do mundo! 2014 ainda não está contemplado...

Visita à arquibancada...

Visita à arquibancada...

... só para dar um gostinho de quero ver um jogo! <3

Números e curiosidades...

Números e curiosidades...

... sensacional! Colorido e muito divertido! Indicado para quem já lê sozinho ou esteja acompanhado de um adulto com muita paciência. Para a gente, rolou! ;)

Nesse mesmo ambiente...

Nesse mesmo ambiente...

... quebra-cabeças gigantes com plantas do estádio do Pacaembu! Super bacana!

Puro movimento!

Puro movimento!

Nossa pequena se preparando para bater seu pênalti!

Futebol virtual...

Futebol virtual...

... com correria de verdade! Direito até a torcidinha!!!