O que está "quente" nesse inverno?

Faz algum tempo que não escrevo exclusivamente sobre moda, o grande propulsor desse site. Demorou, mas consegui organizar as minhas ideias sobre tudo o que ando vendo por aí entre as páginas da Vogue Kids de junho, os passeios para compras de roupas de mega frio e o que tenho visto no shopping - caçando uma linearidade no street style das pequeninas. 

Agora, devidamente informada, simplesmente PRECISO dar meus pitacos sobre o que rola na moda de inverno infantil.

 

* Botas de cano alto para crianças pequenas são muito bizarras.

Pronto, falei. Não tenho patrocínios, então não tenho problemas em dizer que as menininhas com botas até o joelho ficam parecendo mini-xuxas recém saídas de um filme dos Trapalhões dos anos 80. Nada contra os Trapalhões, que divertiram minha infância. Tudo contra calçados que prejudiquem a mobilidade e o conforto das pequenas.

As galochas e botas têm sua utilidade, seja como proteção da lama ou barro, seja para aquecer ainda mais as pernocas cheias de dobrinhas em temperaturas extremas. Mas há que se ter o cuidado de não serem muito apertadas, nem chegarem até a altura dos joelhos. Fica desconfortável e deselegante. E nem preciso dizer nada de saltos altos, né?...

Bom, mas não demonizemos as botas completamente. Peeps tem um par muito bonitinho, que vai até o meio da canela. Ela é de camurça rosa, toda molinha, e com solado de borracha antiderrapante - uma mão na roda em dias de chuva. Não dá pra encarar lama e barro por conta da camurcinha frágil, mas esquenta bem por cima de uma meia-calça de lã ou uma legging bem justinha.

 

* Há casacos para todos os gostos. O que você precisa considerar é a ocasião - e o espaço físico do evento.

Vai ficar ao ar livre? Casacos de nylon fofinhos, forrados por dentro com tecidos como moletom, são escolhas possíveis e mega confortáveis. Só fique atenta ao tamanho: se ficar pequeno, o casaco vai ficar extremamente desconfortável, e sua diva não poderá levantar os bracinhos...

 

Os casacos lindos tipo trench coat não são só para os adultos!!! Hoje mesmo vi opções para meninos e meninas em preços bastante convidativos na Zara (e, óóóóbvio, já garanti o da Peeps, que logo vocês verão por aqui!). São elegantes, compridos, e vão bem desde passeios ao ar livre até para eventos na casa da vovó, da titia, para fazer aquela "entrada triunfante" em festinhas e restaurantes... Mal posso esperar pra usar o da Peeps!!

 

Para o dia-a-dia, não abro mão de um bom moletom flanelado. As cores e opções são infinitas: com zíper, com meio zíper, tipo camisetão, com capuz, sem capuz... Curinga para todas as horas!!! Para se acabar no parquinho, para ir à escola, para dormir, etc, etc, etc. Também incluo nessa categoria os casacos esportivos de tactel, o plush (tão lindinho!!!) e meu novo amigo: o fleece. 

 

Sim, o fleece é sensacional!!! Descobri em San Francisco, quando também conheci a marca esportiva The North Face. Comprei um casaco para a Peeps que dura PARA SEMPRE. Ela já usa há algum tempo, e ainda parece novíssimo!!! Pena que fica pequeno... Já comprei outro para esse inverno. Vale MEGA o investimento.

 

 

* A meia-calça é a melhor amiga de uma menininha no inverno.

Por baixo da calça ou como complemento à dupla vestido-sapatinho, de muitas cores, padronagens e espessura de fios... Não dá pra faltar no guarda-roupa das pequeninas. Gosto muito das meias fio 80 com detalhes lindinhos (como bolinhas, listras, lacinhos) multicoloridos. Alegram qualquer dia cinza de frio!!!

Quando criança, minhas meia-calças eram mais para aulas de balé ou bem fininhas, fio 15, para deixar as pernas "mais elegantes" em vestidinhos frufrus. ADORO as transgressões de hoje em dia, com meias de caveira e afins!!! Invista mesmo. Sem arrependimentos. 

 

* Os coletes são lindos, versáteis e dão um ar super moderno às produções.

O dia não está tão frio? Uma camisa de botões ou camiseta de manga longa e um colete por cima. Esfriou pra caramba? Uma blusa de fleece ou soft e um colete por cima.

"Emprestado" do guarda-roupa das mamães, é uma peça originariamente adulta, mas que não "pesa" o visual das pequeninas. Peeps tem coletes de pelúcia, de camurça, de nylon... Esse, um vermelho da Le Lis Petit que eu AMO (e por isso já mencionei milhares de vezes), arrancou suspiros da Mônica Sousa (essa mesma, a filha do Mauricio!!!) num evento recente. É fashionismo pra famosa nenhuma botar defeito!!!

 

* Não tenha medo de cores.

Ontem, uma taxista perguntou à Peeps qual era sua cor preferida. E ela começou: "rosa... azul... verde... preto... branco... roxo... amarelo... laranja... cinza... marrom... ah, moça, eu gosto de todas!". 

O guarda-roupa dela é um arco-íris. Tem calça e camisa preta, tem roxo, rosa, azul, verde, etc, etc. A diversidade de cores e padronagens é o que possibilita brincar  com as combinações, criando looks únicos. É o que nos possibilita usar uma peça de loja de departamento sem ficar com cara de "mais uma do cabide". 

Na dúvida se combina ou não? Pode procurar na internet, mandar um email pra mim (eu respondo na hora mesmo, viva o iPhone!!!), ou... minha melhor opção: use seu feeling. Se você achar esquisito, provavelmente está, mesmo. E, para aguçar esse feeling, nada melhor do que pesquisa, pesquisa, pesquisa! Eu adoro passar bons momentos fuçando revistas de moda e vitrines. Nem tudo o que cai bem para os adultos vai valer para as crianças, mas senso estético se aguça assim. Com exposição.

Sempre digo a mesma coisa às pessoas que têm dúvidas sobre comprar ou usar determinadas peças: você usaria uma peça dessas? Teria coragem de sair às ruas assim? Se sua resposta for "não"... Bem... Algo no look precisa de fato ser revisto.

UMA RESSALVA IMPORTANTE: aqui, não me refiro ao comprimento de uma saia, por exemplo. Penso mesmo na combinação de cores. Uma calça marrom com uma blusa roxa talvez não seja a combinação mais feliz da face da Terra. Eu não sairia assim. E, por consequência, tampouco utilizaria algo parecido para minha filha.

 

Pra terminar, vou compartilhar um problema crucial na minha vida. Vou viajar para o frio nesta semana. Já comprei de tudo para ela ficar beeem quentinha, exceto... Luvas!!!!!! Nenhuma loja dessa cidade gigante tem luvas realmente quentinhas para o tamanho das mãos da Peeps. Ou são pequenininhas, para mini-bebês... ou gigantescas, para crianças bem maiores. Alguém consegue me socorrer? Agradeço a ajuda!!! =D

 

AH... Nossas últimas aquisições foram, realmente, fantásticas... Aguardem as fotos!!! Postaremos diretamente da friaca uruguaia a partir do dia 5 de julho!!!

 

por Clau Nicolau - 1 de julho de 2013

 

 

Fleece é amor!!!
Fleece é amor!!!

Na Viradinha Cultural, um fim de tarde gelado em Sampa, o casaco esquentou sem necessidade de mais nada! Fleece rosa The North Face, blusa cinza Nosh.

press to zoom
Um colete chic e versátil...
Um colete chic e versátil...

Pra diversos looks. Aqui, um "revival" do shooting na Viva Allegra. Colete e camiseta manga longa C&A, calça Renner, tiara Accessorize, sandália Melissa.

press to zoom
O colete o glamour...
O colete o glamour...

Look arrasa-quarteirão no FWK: colete e blusa manga longa Nosh.

press to zoom
Fleece é amor!!!
Fleece é amor!!!

Na Viradinha Cultural, um fim de tarde gelado em Sampa, o casaco esquentou sem necessidade de mais nada! Fleece rosa The North Face, blusa cinza Nosh.

press to zoom
1/4