Receitinha delícia: o autêntico mac&cheese

Okay, concordo que a cozinha norte-americana tem muita gordura e alimentos industrializados. Mas que é uma delícia, ah, isso é...

Minha pequena AMA macarrão e queijo, como toda boa criança feliz. Come de tudo, mas essa combinação lhe traz um brilho nos olhos que só o prato predileto pode proporcionar... 

Para deixar a comida com um toque brasileiro - e um pouco mais saudável -, reproduzo aqui uma receita que traduzi e adaptei do site Allrecipes.com, um aliado e tanto para a pequena matar a vontade de comer o que seus personagens prediletos dos desenhos almoçam e jantam. É um pouco demorada de fazer, mas uma delícia para aquecer os corpinhos nos dias frios. 

Sem contar, obviamente, que é uma alternativa mais nutritiva ao macarrão com salsicha ou ao indefectível miojo (que a Peeps não curte muito, ainda bem!). Vale a pena tentar!!! A receita abaixo serve quatro porções (BEM servidas, porque é bem forte).



Macarrão com queijo (ou o autêntico homemade Mac and Cheese)



Ingredientes:

- macarrão parafuso (de preferência) não cozido



Para o molho:

- 2 xícaras de queijo cheddar ralado grosso (não vale aquele "tipo" cheddar! Se você não encontrar, pode substituir por uma xícara de queijo grana, por exemplo. Dá um sabor salgadinho parecido.)

- 1/2 xícara de parmesão ralado grosso (se você quiser, pode usar só parmesão. Nesse caso, vai uma xícara e 1/4.)

- 3 xícaras de leite

- 1/4 de xícara de manteiga sem sal (o sal ficará por conta dos queijos. E não vale margarina, fica meio oleoso...)

- 2 colheres e 1/2 de sopa de farinha de trigo comum (daquela sem fermento)

Para a "cobertura crocante":

- 2 colheres de sopa de manteiga (sem sal de novo, e aqui também não vale margarina)

- 1/2 xícara de farinha de rosca (ou torradas trituradas, fica uma delícia!)

- 1 punhadinho (micro) de páprica (doce ou picante, ao seu critério. Acredite se puder: minha pequena ama uma pimentinha... Salpico muito pouquinho, só pra dar um gostinho especial.

Modo de preparo:

1. Cozinhe o macarrão conforme a indicação da embalagem (de preferência até o ponto al dente, porque depois irá passar uns minutinhos no forno. Se ficar mole, vai virar papinha...). Escorra.



2. Numa panela pequena, derreta a manteiga (quantidade para o molho) em fogo médio. Acrescente a farinha e misture, formando uma espécie de mingau. Adicione aos poucos o leite, sempre mexendo para não empelotar. Diminua o fogo e acrescente os queijos, mexendo sempre, até que derretam por completo. O molho ficará um pouco grosso, e é isso mesmo que queremos. Coloque o macarrão em uma grande forma refratária (ou em pequenas tigelinhas, a seu critério), e misture bem o molho à massa.



3. Derreta a manteiga da "cobertura crocante" numa frigideira média ou panelinha em fogo médio. Adicione a farinha de rosca (ou torradas trituradas) e mexa até dourar. Essa parte é a mais rapidinha. Uma dica: teve uma vez que incluí um pouco de cebola desidratada nessa mistura. Ficou um sabor bem interessante. 

Espalhe a mistura sobre o macarrão e, por fim, salpique o micro-pouquinho de páprica.



4. Leve ao forno por 30 minutos (numa temperatura de 175 graus) e sirva quentinho!



por Clau Nicolau - 3 de junho de 2013