Roupas de meninos? - parte 1

Já perdi as contas de quantas vezes ouvi estas frases: "é muito mais fácil comprar roupas para meninas do que para meninos!", "ai, roupa de menina tem que ser rosa, com lacinhos e babadinhos...", "como é difícil achar uma roupa bacana para o meu filho/sobrinho/filho de amiga/neto!!!", e por aí vai. 

Surfei um pouquinho pelas águas do Google e é fato: se quase ninguém fala sobre moda para meninas pequenas, menos ainda leio sobre outfits interessantes, modernos e cheios de estilo para os meninos. Indesculpável!

Além disso, a profusão de clichês e pré-conceitos no que diz respeito a roupas "adequadas" para meninas me incomoda. E muito.

Por essa razão, resolvi juntar algumas ideias em dois posts, que consigam definir um pouco a minha posição sobre um assunto tão delicado e pouco explorado.



Hoje, debruço-me sobre o dilema das mães de meninos. Como fugir do lugar-comum de roupas de personagens, temas náuticos ou peças lisas-listradas?

Confesso que o trabalho é dureza. No entanto, em todas as lojas infantis unissex que frequento, invariavelmente "fuço" as prateleiras e cabides de meninos, já que nem todas as peças do guarda-roupa da Peeps foram fabricadas pensando em pequenas princesas... Não sou mãe de menino (por enquanto...), mas tenho algumas opiniões a respeito de como vesti-los para todas as ocasiões.



Não é porque seu filho é menino que precisa ser desleixado. Já ouvi muitas vezes que vestir menino é fácil, é só colocar uma blusa e um bermudão... Oi?!!!

O garimpo pelas lojas pode ser mais trabalhoso do que quando se trata de meninas, mas há opções tão bacanas no mercado que não dá pra concordar com isso. Bermudas e calças estilosas, com estampas, adereços, texturas combinam bem com camisas de botão lisas. Assim como mencionei para as meninas, o jeans é um aliado e tanto, podendo ser combinado com camisetas estampadas, listradas, xadrez... Coletes, jaquetas podem complementar uma produção, e os bonés e sapatos são os acessórios que poderão dar bossa ao visual.



* Fantasia não é coisa só de menina! Os temas de super-heróis, animais e, às vezes, personagens, podem dar um ar muito divertido para as produções do dia-a-dia. 

Tenho um aluno de seis anos que vai à escola com camisetas super estilosas de bandas de rock. Outros, mais frequentemente, têm uma coleção de camisas de vários times de futebol. Não penso que devam ser o "must have" do guarda-roupa, mas opções divertidas e práticas para passeios em parques, para ir à escola e lugares nos quais o "se sujar" seja uma probabilidade (mais do que uma possibilidade...).



* Vale investir numa paleta de cores variada e ousada. Adeus ao azul e verde! Inclua amarelo, laranja, vermelho, rosé (por que não?), creme, roxo... Os meninos também têm o direito de serem coloridos! 

Para mim, essa história de "cor de menino" e "cor de menina" é tão démodé quanto esplendores na cabeça em dia de corrida no jockey club!!!



Fuce brechós e sites online de roupas importadas. Infelizmente, algumas marcas famosas, como Levi's, Polo Ralph Lauren e Tommy Hilfiger não têm linhas infantis consistentes no Brasil - e a diferença de preços beira a piada de mau gosto. Vejo muitas opções lindíssimas dessas marcas em brechós, e comprei algumas diretamente na Macy's de San Francisco. Mas há muitos sites confiáveis que revendem preciosidades por preços, às vezes, menos salgados do que as boutiques tradicionais de shopping.



* Visitas periódicas a lojas de departamento guardam boas surpresas. Sim, à primeira vista, a impressão é péssima - haja Ben 10 e Homem Aranha nessa vida!!! Mas um bom garimpo vale ouro. Já adquiri peças para presentes na Zara, Lojas Renner, C&A e afins que eram verdadeiras preciosidades! Perseverança, paciéncia e olho vivo. É só o que é preciso.

 



Compartilho, na galeria abaixo, algumas peças de marca que respeito, pela qualidade e compromisso com as crianças de ambos os sexos. E, no próximo post, o dilema da abolição do rosa-glitter-princesa para as meninas. Não perca!



por Clau Nicolau - 5 de abril de 2013



Street style!
Street style!

Duas opções de look by Nosh que misturam atitude e fantasia. O All Star de cano alto é um plus!

Texturas e ousadia
Texturas e ousadia

A calça jeans ganha outros cortes, lavagens e adereços para alçar a moda masculina infantil a um patamar muito mais fashionista. Para impressionar nas festinhas!

Who wanna rock the party???
Who wanna rock the party???

Visual rocker que dispensa comentários. A jaqueta vermelha dá o toque de ousadia! PS: A Peeps tem essa blusa preta. E ama.

Eu sou APAIXONADA pelos bodies e camisetas da brasileiríssima Minihumanos. Vale conferir o site deles, há opções pra lá de atrativas e lindas!

Paul Frank
Paul Frank

Amo, amo, amo e AMO!!!! Peça, implore por contrabandos (no bom sentido... rssss) de peças dessa marca para familiares que forem aos EUA... Vale a pena (para encher os olhos sem esvaziar os bolsos)!

Pra suspirar...
Pra suspirar...

Ah, essa Levi's... San Francisco podia ser mais pertinho, não acham? Mas dá pra se inspirar nesse visual cool e colocar os meninões para arrasar quarteirões.